10 coisas que você PRECISA saber para participar de leilões

1. Como o interessado pode participar do leilão?

Todo leilão é público e todo interessado pode participar, seja pessoa física ou jurídica.

2. Como se dá o funcionamento do leilão?

Todos os bens que serão disponibilizados no leilão são veiculados online ou na imprensa, com intensa divulgação, incluindo catálogos. O leiloeiro, durante o evento, anuncia todos os lotes que serão leiloados, para que os interessados analisem os que lhes são mais propícios de aquisição, conforme os lances iniciais. Quando os lotes interessam a várias pessoas, há a disputa com os lances sendo anunciados até surgir um vencedor.

3. O que é um lote?

O lote consiste em um ou mais bens colocados em disponibilidade no leilão. Um lote pode ser apenas um imóvel como dois ou mais automóveis, por exemplo.

4. Quais os bens que podem ser passíveis de leilão.

Costumeiramente, os bens que são mais comuns em leilões são imóveis, veículos diversos tais como tratores, automóveis, caminhões e motocicletas, máquinas diversas, material eletroeletrônico e eletrodomésticos, computadores/notebooks e peças acessórias e móveis para residências e para escritórios, além de outros bens. Estes bens podem ser oferecidos em leilão de uma unidade ou em lotes de mais bens do mesmo formato.

5. O que é um lance?

O lance é a disponibilidade financeira de um interessado para a aquisição de um lote de bens em um leilão.

6. Como é que se faz um lance em um leilão presencial?

Pode ser feito a partir de um gesto ou levantando a mão, informando ao leiloeiro de seu lance em relação a um bem disponibilizado no leilão.

7. O que significa lance mínimo?

O lance mínimo é o menor preço para que um lote de bens possa ser vendido ou adquirido por um arrematante. Se este lance mínimo não for concretizado, uma outra oferta pode ser conferida, embora passível de confirmação pelo magistrado ou comitente.

8. Pode acontecer um cancelamento de um lance?

Se o arrematante anunciar o cancelamento de seu lance, lhe será anunciado a sua impossibilidade. Se o arrematante não realizar o pagamento devido, inclusive ao leiloeiro do que lhe cabe por seu trabalho será cientificado judicialmente e impedido de participar de outros leilões.

9. Que vantagens existem na venda de bens em leilão?

A eficiência dos leiloeiros na atualidade no país é flagrante e costumam vender em torno de 80 a 90% dos bens disponibilizados aos interessados, o que acentua a vantagem da venda de bens neste tipo de evento. Aquele que disponibiliza o bem no leilão tem a certeza que, sob a responsabilidade do leiloeiro, o bem que colocou à sua disposição receberá um preço satisfatório, dentro ou além de suas pretensões. Para este sucesso, o leiloeiro tem uma equipe gabaritada, que cumpre todas as etapas do leilão, desde os editais, publicidade do evento aos interessados com descrição dos bens e a venda, com a certeza da realização de um processo transparente, de regras claras e acessíveis a todos os interessados.

10. Quais os interessados que podem ser impedidos de participar de leilões?

O art. 890 do CPC/2015 dispõe:

“Pode oferecer lance quem estiver na livre administração de seus bens, com exceção:

I – dos tutores, dos curadores, dos testamenteiros, dos administradores ou dos liquidantes, quanto aos bens confiados à sua guarda e à sua responsabilidade;

II – dos mandatários, quanto aos bens de cuja administração ou alienação estejam encarregados;

III – do juiz, do membro do Ministério Público e da Defensoria Pública, do escrivão, do chefe de secretaria e dos demais servidores e auxiliares da justiça, em relação aos bens e direitos objeto de alienação na localidade onde servirem ou aos direitos da pessoa jurídica a que servirem ou que estejam sob sua administração direta ou indireta;

IV – dos servidores públicos em geral, quanto aos bens ou aos direitos da pessoa jurídica a que servirem ou que estejam sob sua administração direta ou indireta;

V – dos leiloeiros e seus prepostos, quanto aos bens de cuja venda estejam encarregados;

VI – dos advogados de qualquer das partes”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: