Leilões online são seguros?

Segurança, praticidade e economia são uma combinação importante na hora de realizar qualquer tipo de transação financeira. Baseado em preceitos como estes, os leilões pela internet têm ganhado (ou ganho) adeptos e aberto o mercado para uma nova modalidade de leilões que possui relevantes vantagens.

A procura por leilões tem aumentado expressivamente, resultado de diversos fatores, entre eles, o aumento da demanda e a crise econômica da atualidade.

Imóveis, veículos, terrenos e outros bens com até 50% de desconto, quando comparado ao valor de mercado, tem chamado atenção não apenas de investidores, mas de pessoas interessadas na aquisição de bens com valores agregados e custos reduzidos.

Pela internet a modalidade é recente, uma vez que a Lei nº 13.138, de 26 de junho de 2015, alterou o art. 19 do Decreto nº 21.981, de 19 de outubro de 1932, no sentido de “incluir como de competência dos leiloeiros a venda em hasta pública ou público pregão por meio da rede mundial de computadores”, o que tem caído no gosto popular.

Outrossim, atualmente, inclusive o Código de Processo Civil faz preferência pelo leilão online, como se pode verificar pelo legislado: Art. 882. Não sendo possível a sua realização por meio eletrônico, o leilão será presencial.

O Leiloeiro Daniel Garcia costuma realizar os leilões de sua competência de modo simultâneo, ou seja, por lances presenciais e online, oferecendo todo o suporte administrativo e operacional necessário ao sucesso dos Leilões.

A interferência do Leiloeiro na condução dos leilões, mediante sua realização simultânea, é necessária para promover segurança e confiabilidade aos lances gerados mediante as duas vias disponibilizadas.

Vantagens dos leilões simultâneos:6

Praticidade:

A comodidade de participar de leilões sem sair de casa ou do escritório é um dos principais benefícios dos leilões realizados por meio da rede mundial de computadores.

É possível participar com qualidade de todo o processo do leilão, via online: desde a coleta de documentos para o cadastramento, que pode ser realizada com antecedência, até a escolha dos produtos, que conseguirão ser avaliados com calma (momento em que o interessado poderá produzir comparativos de preços, marcas e valores), além da praticidade em poder estar presente em leilões de qualquer lugar do Brasil onde sejam ofertados produtos do seu interesse.

Ademais, caso o interessado nos bens dispostos a leilão entenda ser mais viável estar presencialmente no evento, tanto por não ter acesso à internet ou por não possuir aptidão para utilização de computador, ou, ainda, por entender ser este meio de compra mais eficiente e segura, pode referida pessoa participar presencialmente.

Economia:

Quando da realização dos leilões simultâneos, seus editais são disponibilizados com significativa antecedência, sendo possível comparar preços e buscar opções que caibam no seu bolso na hora de escolher os produtos visados para a aquisição.

Como o leilão é realizado simultaneamente, via online e presencial, o valor final vai ser o lance maior efetuado mediante as duas vias, sendo de competência de o Leiloeiro Público Oficial determinar o término do leilão com seu respectivo lanço e arrematante vencedor.

Ademais, destaca-se como vantagem para o pregão online a economia na arrematação decorrente da não necessidade de gastos com transporte, translado e hospedagem, custos estes gerados pelos leilões presenciais, por exemplo.

Sem dúvidas, o custo benefício dos leilões realizados simultaneamente é enorme, alegrando todos os tipos de interessados.

Segurança:

Os leilões realizados via internet/presenciais possuem as mesmas necessidades e especificações das compras efetuadas de modo habitual, com relação à segurança.

Busque sempre analisar os bens de seu interesse em sites de Leiloeiros cadastrados perante a Junta Comercial do Estado em que atua e que oferece acesso aos produtos ofertados com antecedência, a fim de se verificar a qualidade dos mesmos, tornando a transação ainda mais segura.

Quando da opção de participação em leilões na via online, o cadastramento dos participantes é realizado por meio de análise prévia, passando os dados do interessado na participação por um processo criterioso de aprovação e avaliação de documentos; o que se diferencia do processo de leilões presenciais, no qual referida avaliação acontece até mesmo minutos antes do pregão.

Ademais, aconselha-se verificar se o site do Leiloeiro escolhido para participar de Leilão cumpre com as normas emanadas pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução nº 236/2016, mais especificamente mediante os artigos 12 ao 34, possibilitando a realização de leilões online seguros, com transações criptografadas e auditadas, gerando um processo transparente e com resultados mais eficientes, que preservam a autenticidade, a segurança e a confiabilidade dos lances e das informações incluídas nos sistemas informatizados.

Outrossim, para os mais conservadores, o leilão presencial pode dar o suporte necessário aos interessados, uma vez que o Leiloeiro estará presente, fazendo com que nenhum ato saia do previamente especificado em edital, bem como dando maior viabilidade na alienação de bens, transparência, imparcialidade e a publicidade que tais eventos merecem. Oportunidade em que é disponibilizado sistema audiovisual e de som, no qual apresenta-se as imagens em tempo real dos lotes a todos os participantes presenciais do leilão (tal apresentação também pode ser vista no modo online).

As particularidades do leilão realizado pela internet

Além das vantagens já citadas, o leilão pela internet possui algumas particularidades. O cadastro antecipado é uma delas. Nesta especificidade do leilão, o cadastro é realizado totalmente online e, após a sua aprovação, é liberado login e senha para que o investidor possa efetuar a escolha de lotes e produtos para realizar seus lances.

O leilão pela internet segue os mesmos preceitos e regras do leilão presencial, mas com a vantagem de oferecer aos participantes a possibilidade de se realizar lances por antecipação, sem a necessidade de esperar a data e o horário do leilão. Após a aceitação do cadastro pelo Leiloeiro, você já pode realizar lances no bem de seu interesse.

Os lances emitidos na plataforma do Leiloeiro podem ser dados de modo manual ou automático. O manual ocorre no valor em que o participante entende devido, desde que exceda o incremento mínimo delimitado pelo Leiloeiro. Já no automático, o interessado deve cadastrar um limite máximo, por ele previamente determinado, para dar lances no bem de seu interesse. Isto fará com que o sistema cubra todos os lances ofertados por terceiros, desde que dentro do limite cadastrado pelo usuário.

Com esses importantes esclarecimentos, você poderá se tornar um investidor e realizar ótimos negócios ou [ ] garantir aquele produto tão sonhado com o melhor preço do mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: